Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESPORTE e PAZ


Começarei agora uma série de vários acontecimentos envolvendo esporte e problemas políticos, que mostram o esporte em segundo plano mas a PAZ em primeiro.
Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos é, reconhecidamente, uma das personalidades mais conhecidas em todo o mundo. Eleito o Atleta do Século XX, recebeu merecidas homenagens pelos quatro cantos do planeta.

Entretanto, uma de suas façanhas mais extraordinárias não é muito conhecida do grande público: sua fama e prestígio chegaram a tal ponto que foi capaz de paralisar uma guerra. Esse fato inusitado aconteceu durante uma excursão do Santos à África, em 1969.

O antigo Congo Belga vivia uma sangrenta guerra civil. Assim que a delegação do Santos chegou ao país, onde disputaria uma partida amistosa, os dirigentes foram informados do conflito e o conseqüente cancelamento do jogo. A notícia de que a população não poderia ver o rei de o futebol jogar causou uma grande comoção no país, inclusive entre as partes em luta.

Então os conflitantes entraram num acordo e a guerra parou para que o jogo fosse realizado. O Santo acabou realizando duas partidas na região e a paz reinou no país naqueles dias, sem que nenhum tiro fosse disparado.

Assim que a delegação, escoltada até o aeroporto, deixou o país, a guerra recomeçou
...
Ou seja, muitos falam q eu esporte não agrega valores mais agregam sim. Em um país onde a desavença o ódio a morte reinava, apenaS um time pode ajudar a criar paz e esse foi caso de SANTOS da década de 60 .4 de fevereiro de 1969 Um dia que os habitantes do CONGO não esquecem pois por meio do esporte tiveram um dia de paz
Informações cedidas pelo BLOG: ETERNA BOLA

Um comentário: